Fatos & Curiosidades

150 anos de Tabela Periódica!!

Você conhece a história da Tabela Periódica? E Mendeleiev, sabe quem foi?

Dmitri Ivanovich Mendeleiev foi um químico Russo, nascido em 08 de fevereiro de 1834, criador da primeira versão da Tabela Periódica dos elementos químicos, em 1869.

Na época haviam 63 elementos conhecidos, e vários cientistas já haviam feito tentativas fracassadas de organiza-los de forma coerente.

Quando viajava, Mendeleiev costumava jogar paciência com as cartas de baralho. Assim fez algo parecido com os elementos químicos: pegou fichas brancas, escreveu o símbolo de cada elemento químico e uma curta lista de suas propriedades químicas. Passou então a se concentrar sobre aqueles cartões com os elementos.

Num dado momento, Mendeleiev foi vencido pela exaustão e dormiu sobre os cartões, tendo um sonho em que via uma tabela, na qual os elementos se encaixavam exatamente como requerido. Ao despertar do sono, escreveu imediatamente essa tabela. Ele compreendeu que, quando os elementos eram escritos numa ordem crescente de massa atômica, várias propriedades químicas se repetiam em intervalos regulares (periódicos). Por isso, a sua descoberta recebeu o nome de Tabela Periódica dos Elementos.


Referência: Manual da Química
Link para Tabela Periódica interativa!

Como aprendemos?

Você sabia que aprendemos mais quando ensinamos?

O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe .

Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquece os conceitos após a aula. Ao invés disso, o psiquiatra sugere que: os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo .

Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser)

Como a Química influencia nossa rotina?

A Química é uma Ciência com presença marcante em nosso cotidiano. Ela está presente nas coisas mais mais simples que acontecem ao nosso redor, até as mais complexas.

Você sabia, por exemplo, que a substância cloreto de sódio é sinônimo do sal que utilizamos em nossas cozinhas?

O cloreto de sódio está presente também em diversos alimentos naturais, como: frutas, verduras, legumes, sementes, etc. Além de ser utilizado para salgar alimentos, a substância também pode ser utilizada na produção de xampus, papel, detergentes, sabões, isotônicos para reposição eletrolítica corporal, soluções descongestionantes nasais, entre outras aplicações.

Atualizado em 14/05/2019

Ciência que lá vem história

É um canal no YouTube , criado pelo Químico André Guimarães de Oliveira, com o intuito de trazer a Ciência de uma maneira divertida e esclarecedora. Aqui traremos sempre algum vídeo interessante que você também poderá encontrar facilmente no Youtube: https://www.youtube.com/user/decogdo

Última atualização:14/05/2019