Tensões na Mecânica Técnica

Tensões na Mecânica Técnica

A Enciclopédia Livre Wikipédia nos diz ser um ramo da ciência física e da aplicação prática da Mecânica Técnica ou da Mecânica Aplicada. A tensão mecânica na física, na engenharia, se denomina ao valor da distribuição de esforços resistentes a cargas solicitantes por unidade de área dentro de um corpo material ou um meio contínuo, que age de modo a impedir ou a imprimir a movimentação no limiar das deformações que o fenômeno pelo qual se propaga.

A mecânica de meios contínuos (dos sólidos) é um ramo da física, que propõe um modelo unificado para sólidos deformáveis, sólidos rígidos e fluidos (líquidos e gases).

Tensão é uma medida de intensidade de forças internas agindo entre as partículas de uma seção transversal imaginária de um corpo de material deformável. O comportamento de um material sob solicitação mecânica é fundamental na identificação de propriedades de interesse da ciência dos materiais na sua aplicação. A tensão aplicada gera um comportamento que é função direta de três fatores básicos ligados às características do material, ou seja:

– O tipo e a intensidade das ligações envolvendo átomos ou moléculas;

– A natureza do arranjo dos átomos ou moléculas;

– A quantidade de defeitos no arranjo dos átomos ou moléculas dos materiais.

Convém salientar que o processamento a que o material foi submetido, determina diretamente as propriedades do mesmo. Salientamos também que é possível prever o comportamento do sólido sob a ação de forças de contato, gradientes de temperatura, campos gravitacionais, campos eletromagnéticos entre outros agentes tensionais internos e externos.

 

Materiais Contínuos com uma forma de repouso definido

Os elásticos: são aqueles que, cessada as tensões aplicadas, retomam à sua forma de repouso (memória do material).

 

Os plásticos:  são aqueles que se deformam permanentemente após as tensões aplicadas superarem um determinado limite.

 

Materiais que se deformam quando submetidos a uma força qualquer

Fluidos não newtonianos: não apresentam taxas de deformação proporcionais às tensões cisalhantes.

Fluidos newtonianos: apresentam taxas de deformação proporcionais às tensões cisalhantes aplicadas.

 

Assim, a Mecânica Técnica, como o nome sugere, é uma ponte entre uma teoria física e suas aplicações técnicas. Lembre que há ainda aplicações específicas em muitas outras áreas, além da área de técnicos e engenheiros, mas também para entender a anatomia dos seres vivos, projeto de próteses dentárias e implantes cirúrgicos.

   

Por Pedro Sertek

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Não esqueça de baixar um de nossos e-books gratuitos no menu acima.
👋 Olá, como podemos ajudar?