Cromatografia de Ions – Eliminação de Matriz – IC

Cromatografia de Ions

Cromatografia de Íons – Preparo de Amostra

Eliminação de Matriz

A cromatografia de ions (IC) está cada vez mais sendo utilizada em aplicações mais complexas e
não apenas para análises em águas.
No entanto, amostras mais complexas podem prejudicar muito as análises de íons, e com isso o
preparo da amostra torna-se imprescindível numa aplicação.

Um exemplo de matriz complicada seria a alta concentração de íons na amostra de interesse ou alta concentração de solventes, que podem prejudicar uma análise a nível de traços. Já em uma amostra muito carregada ionicamente, podemos ter vários distúrbios, como problemas com a linha de base instável, deformação de pico do analito e desvio da análise com a curva calibração.

Em alguns casos, uma mudança no hardware já ajudaria, como a troca do tipo de detector, troca do eluente e/ou coluna e diluição. Porém você pode manter seu sistema fazendo uma preparação de amostra com eliminação de matriz.

A eliminação de matriz é um sistema de preparo de amostra antes da injeção, cuja ideia principal é eliminar a principal matriz da amostra sem ter perda do analito em interesse.
A utilização deste preparo em linha, contribui e muito para a rotina, já que envolve basicamente o uso de pré-colunas em sistemas de injeção, separados da linha principal da coluna cromatográfica.

Como funciona?
A amostra é injetada em uma pré-coluna, na qual deve reter o analito de interesse. E a matriz sem interação com a pré-coluna é eliminada. Após a eliminação da matriz, os analitos retidos na pré-coluna são injetados no sistema cromatográfico.

Importante, sempre utilizar técnicas de repetibilidade, reprodutibilidade e alguns casos adição de padrão para garantir o preparo de amostra.

Por Pedro Alexandre

Aprenda muito mais em nosso curso EAD sobre Cromatografia (com ênfase em Cromatografia de Ions)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Não esqueça de baixar um de nossos e-books gratuitos no menu acima.
👋 Olá, como podemos ajudar?