Boas Práticas de Laboratório

Boas Práticas de Laboratório

Feito sob demanda, nossa proposta é trazer o tema de Boas Práticas em Laboratório para o seu Laboratório de forma otimizada e condizente com a realidade da sua rotina. Se você quer dar ênfase às diretrizes previstas pela OCDE, podemos fazer. Mas se a ideia é encaixar a BPL em sua rotina real, também é possível! 

Você nos conta o que é melhor e nós montamos o escopo, partindo da seguinte programação:

  1. Princípio das Boas Práticas em Laboratório Químico
  2. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
  3. Principais materiais utilizados em Laboratório
  4. Classificação de Produtos Químicos: Tipos de produtos e FISPQ’s
  5. Noções sobre identificação de reagentes, armazenamento e descarte
  6. Tipos de Riscos químicos: como identificar e prevenir
  7. Noções sobre manutenção preventiva de equipamentos do laboratório
  8. Ferramentas da Qualidade para atividades no Laboratório
  9. Noções básicas sobre Validação de Métodos Analíticos
  10. Melhores procedimentos analíticos no Laboratório Químico

Titulação

É uma técnica analítica de laboratório utilizada para determinar a quantidade de uma espécie química em uma amostra. O processo é realizado pela adição gradual de uma solução de concentração conhecida à amostra.

Treinamento recomendado para profissionais interessados nos conceitos da técnica, tipos de reação, características e boas práticas analíticas para Titulação. Além disso, será abordado noções de Titulação Potenciométrica, técnica bastante utilizada nos laboratórios de desenvolvimento, pesquisa e controle de qualidade.

O objetivo do treinamento é fazer com que o analista trabalhe de maneira correta, gerando resultados analíticos confiáveis e reduzindo gastos, por procedimentos equivocados e gastos excessivos de reagentes.

Podemos combinar teoria e prática em um mesmo treinamento, tanto para clientes que possuam sistema analítico, quanto para clientes que realizam titulação manual.

Cromatografia

A Cromatografia está entre as técnicas analíticas refinadas mais utilizadas em um laboratório. Sua aplicação vai desde controle de qualidade em processos sucroalcooleiros até análise de fármacos. 

Fornecemos treinamentos de Cromatografia Iônica, Gasosa e HPLC, seja ele apenas teórico, para entendimento e implementação da técnica, ou teórico com prática, para aqueles que já possuem o sistema analítico e querem melhorar sua performance.

Conte-nos em qual cenário você se encaixa e montamos um treinamento de ponta para você!

Titulação Karl Fischer

Boas Práticas de Laboratório

É uma técnica analítica de laboratório utilizada para determinação da quantidade de água presente em uma amostra, utilizando instrumentação analítica.

Treinamento recomendado para pessoas interessadas nos conceitos da técnica, tipos de reação, características e boas práticas analíticas para Titulação Karl Fischer. Além disso, será abordado empregabilidade da técnica nos laboratórios de desenvolvimento, pesquisa e controle de qualidade.

O objetivo do treinamento é fazer com que o analista trabalhe de maneira correta, gerando resultados analíticos confiáveis e reduzindo gastos, por procedimentos equivocados e gastos excessivos de reagentes.

Podemos combinar teoria e prática em um mesmo treinamento para clientes que possuam sistema analítico.

pH e Condutividade

pH e Condutividade são duas técnicas analíticas presentes em todos os tipos de laboratório. Com um conceito, aparentemente, simples têm grandes desafios como a matriz a ser analisada, meio reacional e condições climáticas. 

Assim, nosso treinamento tem como principal objetivo resgatar os conceitos dessas duas técnicas, trazer os procedimentos adequados de trabalho, orientação na escolha do eletrodo / sensor ideal para cada situação, entre outros critérios para um resultado preciso e confiável.

Boas Práticas de Pipetagem

Recomendado para profissionais interessados em reciclar e/ou ampliar seus conhecimentos quanto às melhores e mais seguras práticas de Pipetagem. Técnica amplamente utilizada em Laboratórios de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento.

O objetivo deste treinamento é fazer com que o analista/laboratorista trabalhe de maneira correta, gerando resultados analíticos confiáveis, reduzindo gastos por procedimentos equivocados, práticas inseguras e retrabalhos; e, principalmente, evitando acidentes de trabalho.

Podemos combinar teoria e prática em um mesmo treinamento para clientes que possuam pipetas.

Espectroscopia NIR

A Espectroscopia de Infravermelho Próximo (NIR, do inglês near infrared) utiliza energia do espectro eletromagnético para explorar vibrações moleculares específicas nessa região, podendo assim detectar ligações simples, duplas e triplas entre elementos químicos orgânicos (C, H O, N e eventualmente halogênios).

Desta forma a técnica de Espectroscopia NIR é capaz de quantificar e/ou classificar compostos químicos de natureza orgânica.

A utilização de ferramentas quimiométricas (e.g. PCA, SIMCA, PLS) é capaz de auxiliar no tratamento dos espectros de modo a explorar, classificar e quantificar os materiais analisados.

Absorção Atômica

A Espectrometria de Absorção Atômica (AAS, do inglês Atomic Absorption Spectrometry) está relacionada a dois princípios fundamentais: a Lei de Beer e postulado de Bunsen e Kirchhoff, que diz que átomos são capazes de absorver sua própria radiação.

Desta forma, os instrumentos de AAS com atomização por chama conduzem os átomos em uma amostra sólida para uma chama atomizadora e, após incidência de radiação específica, correlaciona-se a diferença de sinal com a concentração do elemento de interesse. 

Tintas

O mundo das tintas é bastante amplo, dinâmico e cheio de detalhes!

Pensando nisso, oferecemos treinamentos personalizados seja para tintas automobilísticas, tintas imobiliárias ou até mesmo tintas artísticas.

Você precisa de auxílio em um processo, correção de algum procedimento, ajustes de ensaios, tem problemas com microrganismos, contaminação…? Conte conosco! Você define quais são as necessidades da sua equipe e nós desenhamos o escopo pra você!!

Gestão de Pessoas no Laboratório

Este treinamento tem como objetivo auxiliar na organização do laboratório, tanto na gestão técnica quanto na gestão de pessoas.

Na Gestão Técnica abordaremos os seguintes temas:

  • Capacitação Analítica;
  • Resultados fora de especificação;
  • Procedimentos padrão;
  • Programa 5 S;
  • Ferramentas da Qualidade.

Já para a Gestão de Pessoas, os temas propostos são:

  • Comunicação;
  • Administração do tempo;
  • Gestão da equipe;
  • Desenvolvimento humano;
  • Feedback

Todos os temas serão trabalhados em cima da realidade do seu Laboratório.

Para solicitar uma cotação, entre em contato:

e-mail: [email protected]

Fone/WhatsApp: +55 (11) 98304-6516

WeCreativez WhatsApp Support
Não esqueça de baixar um de nossos e-books gratuitos no menu acima.
👋 Olá, como podemos ajudar?