Saiba mais sobre a importância das Boas Práticas de Laboratório – BPL

Boas Práticas de Laboratório

Primeiramente, é importante ressaltar que o trabalho em laboratório exige ordem, método e respeito às normas de segurança na utilização de materiais e produtos químicos: vêm daí as Boas Práticas de Laboratório (BPL).

BPL é um sistema da qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos e pesquisa são planejados, realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados.

As Boas Práticas de Laboratório são definidas no documento da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) como “ … um sistema de qualidade envolvendo a organização e as condições de execução de estudos não-clínicos com impacto na saúde e na segurança ambiental no que diz respeito ao planejamento, execução, monitoramento, registro, arquivamento e publicação”.

Os aspectos fundamentais das Boas Práticas de Laboratório, tal como definidas no documento da OCDE, são as seguintes:

  • Recursos: organização e pessoal, instalações e equipamentos
  • Procedimentos: protocolos, procedimentos de operação
  • Caracterização: testes e sistemas
  • Documentação: dados, relatório final e arquivo
  • Garantia da Qualidade: autonomia em relação ao estudo

Dentro de cada aspecto existe uma série de desdobramentos que levarão em consideração a estrutura do ambiente de teste e suas características.

Desta forma, é possível dividir as Boas Práticas de Laboratório em dois pontos:

  1. Acreditação nas Boas Práticas de Laboratório
  2. Estruturação do Laboratório baseada nas Boas Práticas de Laboratório

Acreditação nas Boas Práticas de Laboratório  

Para que o seu laboratório seja acreditado em Boas Práticas de Laboratório é necessário que todos os requisitos sejam cumpridos à risca.

Para isso, o órgão responsável pela validação do cumprimento de tais requisitos é a CGRE (Coordenação Geral de Acreditação), que se utiliza da versão de documentos publicados pela OCDE para estabelecer procedimentos e documentos normativos utilizados no reconhecimento da conformidade de instalações/unidades de testes aos princípios das BPL.

Estruturação do laboratório baseada nas BPL

Ainda que um laboratório não necessite ser acreditado nas BPL, é totalmente possível se valer de alguns termos e características oficiais para estruturar sua rotina, respeitando a sua realidade.

Confira algumas vantagens:

  • Papéis e responsabilidades bem definidas;
  • Procedimentos bem definidos e confiáveis;
  • Trabalho seguro;
  • Redução ou eliminação de retrabalhos.

A ideia deste artigo é proporcionar a seguinte reflexão: não é porque o laboratório não precisa ser acreditado em Boas Práticas de Laboratório que ele não pode ser melhorado significativamente!

Num trabalho laboratorial, existem sempre pontos que não são cobertos por uma norma específica e não podem ser previstos antecipadamente. Esse fato exige uma especial atenção, principalmente com relação à segurança de pessoas e bens, a preservação ambiental e a fidelidade dos resultados.

Assim, para a correta aplicação de normas específicas, é fundamental uma boa formação de base nos princípios de BPL, complementada por uma formação técnica continuada, à cultura própria do laboratório e à área de estudo em que se insere.

Inscreva-se no curso EAD de BPL da Amoreira Consultoria

O curso EAD de BPL é voltado a profissionais da Indústria Química, Farmacêutica e Áreas afins, além de recém-formados do curso técnico ou superior. Tanto para quem tem pouca ou nenhuma experiência no laboratório quanto para profissionais experientes que pretendem reciclar seus conhecimentos, este curso é para você!

Para isso, nosso Curso Livre de Boas Práticas de Laboratório traz tudo o que você precisa saber para um trabalho confiável e seguro em laboratório químico. Vamos tratar desde conceitos básicos de BPL, conforme definidos na OCDE, até os procedimentos analíticos corretos que devemos adotar na rotina do laboratório.

Feito sob demanda acima de tudo, In Company ou Remoto, inclusive para particulares e com emissão de certificadoa proposta da Amoreira Consultoria é trazer o tema de Boas Práticas de Laboratório de forma otimizada e condizente com a realidade da sua rotina.

Portanto, a ideia é encaixar as BPL em sua rotina real: você nos conta o que é melhor e depois disso montamos o escopo, partindo da seguinte programação, por exemplo:

 

Programação

  1. Princípio das Boas Práticas em Laboratório Químico
  2. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
  3. Principais materiais utilizados em Laboratório
  4. Classificação de Produtos Químicos: Tipos de produtos e FISPQ’s
  5. Noções sobre identificação de reagentes, armazenamento e descarte
  6. Tipos de Riscos químicos: como identificar e prevenir
  7. Noções sobre manutenção preventiva de equipamentos do laboratório
  8. Ferramentas da Qualidade para atividades no Laboratório
  9. Noções básicas sobre Validação de Métodos Analíticos
  10. Melhores procedimentos analíticos no Laboratório Químico

Tenha mais informações sobre o curso de Boas Práticas de Laboratório aqui 

E para conhecer nossos outros cursos, clique e conheça um mundo de possibilidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.