Como Aprendemos, segundo William Glasser?

Como Aprendemos?

Você sabia que aprendemos mais quando ensinamos?

O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013), que estudava a saúde mental,  o comportamento humano e a educação, aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, que visa a otimização na retenção de conteúdos pelos alunos, o professor é um guia para o aluno e não um chefe.

Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquece os conceitos após a aula. Ao invés disso, o psiquiatra sugere que: os alunos aprendem efetivamente com você,  fazendo.

 

Pirâmide de Aprendizagem

A pirâmide de Glasser apresenta uma forma eficaz de se aprender, explicando o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.

 

Ela mostra que a assimilação do conteúdo pode ser melhor, dependendo do modo como acontece o estudo. Quanto mais interativo, maior a fixação.

Outra importante reflexão sobre a pirâmide é que o aluno passa a ser o maior protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem.

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser)

 

Por Andrea Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Não esqueça de baixar um de nossos e-books gratuitos no menu acima.
👋 Olá, como podemos ajudar?